Tendências de Marketing Digital para 2020

Quais as tendências de marketing digital para 2020? Em que formatos se deve apostar mais para triunfar na comunicação nas redes sociais? E quais as ferramentas que podem ser úteis para conseguir alcançar os objetivos de crescimento para a sua marca?
Se quer descobrir a resposta a estas questões continue a ler e descubra como pode arrancar com ainda mais sucesso no novo ano.

#1 Vídeo

Já se tinha notado um crescimento considerável do formato de vídeo em 2019, e em 2020 esta tendência vai continuar a disparar e a ser uma aposta cada vez maior. 

Este formato é rei e o favorito dos utilizadores, sobretudo quando navegam pelas redes sociais. É um formato versátil, que permite uma vastidão de combinações de imagens, cores e efeitos, e é muito forte a captar e reter a atenção dos utilizadores. Em apenas poucos segundos é possível transmitir uma mensagem de uma forma mais impactante, que realmente faz o utilizador parar o scroll. 

#2 O Conteúdo é Rei

A importância de um conteúdo de qualidade é indiscutível. Numa época em que todos querem marcar presença, há que criar conteúdo que se destaqueE, claro, para se destacar, é preciso pensar fora da caixa e, acima de tudo, pensar no seu público. 

Não se deve focar apenas na marca e nas vendas, mas sim fazer publicações que vão além disso e que realmente ofereçam informação útil ao consumidor, sem necessariamente ter que estar a vender ou alguma coisa. Importa também transmitir uma comunicação mais experiente e de maior confiança para o consumidor. 

#3 Instastories

Na rede social Instagram os instastories têm merecido uma atenção crescente por parte dos utilizadores. É um formato que permite passar informação em “ecrã completo”, dando mais espaço à sua marca para passar a mensagem. 

É um conteúdo apelativo para o utilizador, fácil de interagir, e que também ajuda a aumentar o engagement do utilizador para com as contas, fazendo com que apareçam no feed dos seguidores. 

Além disto, o facto de disponibilizarem ferramentas como adição de links, localização, menção, ou até mesmo um “swipe up” (dependendo da dimensão da página), permite uma maior interação dos seguidores, facilitando a busca por mais informação. 

#4 Conteúdo Pago

Cada vez menos orgânicas, as redes sociais tendem a priorizar conteúdo patrocinado e a fazer prevalecer o conteúdo orgânico das contas que pagam para aparecer. Ao criar uma estratégia que englobe um mix entre conteúdo orgânico de qualidade e conteúdo pago direcionado, torna-se possível aumentar a relevância da sua conta para os utilizadores e, consequentemente, aumentar o seu alcance.  

#5 PME's cada vez mais rendidas ao Marketing Digital

Cada vez mais as pequenas e médias empresas procuram soluções para não desaparecerem simplesmente do mapa. As empresas que até então não criaram uma presença digital, começam cada vez mais a reconhecer que sem um ataque forte facilmente serão colocadas em segundo plano ou até mesmo esquecidas. 

#6 Influenciadores Digitais continuam a ganhar relevância

Os influenciadores digitais têm ganho cada vez mais peso com um aumento da procura pelas marcas para divulgar os seus produtos e criar engagement com os consumidores. A criação de uma estratégia de parceria deve ser feita tendo em atenção vários fatores tais como o produto divulgado, o público-alvo, o orçamento, entre outros.

#7 Aumento da utilização de apps de chat

Cada vez mais os clientes apreciam interação em tempo realO estar lá para responder na hora ajuda a fazer sentir a preocupação da marca e a criar uma relação mais próxima e dinâmica. Fazer os seguidores sentir que são parte do processo, que estão acompanhados e sentir que as suas questões e necessidades têm resposta, vai ajudar a aumentar o envolvimento com a marca. 

whatsapp continua em ascensão, e promete ser uma ferramenta cada vez mais direcionada para contas empresariais, aumentando as funcionalidades oferecidas. Além disso, surgem cada vez mais ferramentas e chatbots que permitem otimizar a comunicação com os clientes. 

#8 Shifts no público-alvo das Redes Sociais

O Facebook continua a ser a rede social mais utilizada em Portugal, e não há previsão para o final do seu reinado. No entanto, é notável que esta rede social está a perder algum terreno para o Instagram. Apesar disso, as faixas etárias presentes nestas plataformas estão bem delimitadas, o que ajuda a compreender a localização do público-alvo e permite traçar estratégias adequadas a cada uma delas. 

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